segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Peça teatral para mostrar o espaço,ambiente e o narrador

Atenção: Cadastramento dos alunos - URGENTE!

Pessoal,
Recebi um ofício de Neuma solicitando que todos os alunos da turma, ativos ou desistentes, preenchessem o formulário que se encontra no endereço abaixo:

www2.iat.educacao.ba.gov.br


O objetivo do cadastramento é acompanhar a situação atual dos professores cursistas matriculados nos cursos da Plataforma Freire.

Mãos à obra!

Um abraço,

Gondim

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Disciplina SEMIÓTICA PRO- Antonise


leitura de imagens



          Diante da foto da criança, o leitor, tem a sensação nítida de estar diante de um grito de socorro, um grito por aquilo que se traduz na palavra comida. A ênfase maior é dada pelo olhar, que é o transmissor maior da tristeza, da penúria e da miséria.
            A possível leitura desta fotografia não se restringe apenas aos olhos da criança. O rosto traduz um gesto de tristeza e desesperança; demonstradas ainda pelas mãos e pernas magras e sujas. Quando nos deparamos com uma fotografia em que todos os detalhes são significativos, devemos fechar os olhos e deixar a imagem falar no silêncio.

       A mensagem publicitária tem como objetivo criar um mundo ideologicamente favorável e perfeito com a contribuição da imagem refletindo a realidade social. Tendo isso em vista, essa imagem trata da desigualdade social, da má distribuição de renda, da pobreza de muitas pessoas.
        A análise a partir do modelo semiótico possibilita identificar os microssistemas de valor e visão de mundo que qualquer discurso reflete num determinado contexto social. A análise da estrutura define e reflete o sistema de valores, que corresponde à maneira de ser e perceber de um indivíduo ou de uma sociedade.
       O ícone dessa fotografia é a miséria, a má distribuição de renda, a desigualdade social. A criança desnutrida, o olhar perdido, a tristeza é o índice dessa imagem. O prato vazio é o símbolo, representando assim a fome. 
Aluna IVETE





domingo, 18 de setembro de 2011

Paulo Ramos da disciplina Sociologia

Aula de informatica no curso de Letras

Aula de informatica

Profº Gondim 6ª aula de informática

Confraternização de 2010

Nelma Guedes fazendo parte da nossa confraternização 2010

2ª Oficina Aticular sobre a culinária em Santana do Sobrado

2ª Oficina Aticular com o tema Afro brasileiro realizada em Santana do sobrado

Desenhos feito pelos alunos representando a Festa do Interior Na 1ª oficina Articular

Tivemos a visita do proº Petronio na 1ª oficina articula

Valter fazendo parte do samba de velho( faz parte de nosso folclore)

1ª oficina articular realizada da escola Alano Viana

Plata Forma Freire





sábado, 17 de setembro de 2011

Seminário da professora Rosangela

6º encontro de informática do curso de Letras

Hoje,dia 17/09/11,estou participando da aula de informática, ministrada pelo professor Gondim, por sinal um crânio em informática .Está sendo muito agradável,interessante e proveitoso ,com isso ,estou mudando minha performance. Obrigada professor vc é 10,0
   Aluna do curso de letras-Ivete

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Aula de linguistica professora Cida Alves

Ontem ,dia 15 tivemos aula de Linguistica ministrada pela professora Cida Alves.
Durante essa aula socializamos diversos temas dentro dessa disciplina. A equipe da qual participei gostei bastante e eu particularmente adorei,pois foi muito proveitoso aprender e falar sobre enunciação e enunciado.Saber que o enunciado é o produto da enunciação e que precisamos saber quem é o nosso interlecutor ,pois só assim a mensagem será compreendida.
Esse tema nos fez pesquisar mais,para assim conseguirmos atingir o esperado pela professora.E conseguimos.Fomos bastante elogiadas pela mesma.
aluna:Ivete Braga