terça-feira, 20 de setembro de 2011

Disciplina SEMIÓTICA PRO- Antonise


leitura de imagens



          Diante da foto da criança, o leitor, tem a sensação nítida de estar diante de um grito de socorro, um grito por aquilo que se traduz na palavra comida. A ênfase maior é dada pelo olhar, que é o transmissor maior da tristeza, da penúria e da miséria.
            A possível leitura desta fotografia não se restringe apenas aos olhos da criança. O rosto traduz um gesto de tristeza e desesperança; demonstradas ainda pelas mãos e pernas magras e sujas. Quando nos deparamos com uma fotografia em que todos os detalhes são significativos, devemos fechar os olhos e deixar a imagem falar no silêncio.

       A mensagem publicitária tem como objetivo criar um mundo ideologicamente favorável e perfeito com a contribuição da imagem refletindo a realidade social. Tendo isso em vista, essa imagem trata da desigualdade social, da má distribuição de renda, da pobreza de muitas pessoas.
        A análise a partir do modelo semiótico possibilita identificar os microssistemas de valor e visão de mundo que qualquer discurso reflete num determinado contexto social. A análise da estrutura define e reflete o sistema de valores, que corresponde à maneira de ser e perceber de um indivíduo ou de uma sociedade.
       O ícone dessa fotografia é a miséria, a má distribuição de renda, a desigualdade social. A criança desnutrida, o olhar perdido, a tristeza é o índice dessa imagem. O prato vazio é o símbolo, representando assim a fome. 
Aluna IVETE





Nenhum comentário:

Postar um comentário